Técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, com apoio da Polícia Civil, identificaram furtos de energia em duas propriedades rurais nos municípios de Pedro Canário e Nova Venécia, durante ações de fiscalização realizadas nesta quarta (17) e quinta-feira (18).
Veja também: Maior rede de academias do ES chega a Colatina
Em Pedro Canário, os técnicos localizaram uma ligação direta que alimentava três bombas de irrigação, duas residências e um galpão, sem passar pelo medidor.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Já na propriedade rural da região de Córrego Areia, em Nova Venécia, os técnicos constataram fraude no medidor de energia que alimentava bombas de irrigação de diferentes potências. Eram duas de 12,5 cv, uma de 25 cv e outra de 2 cv. O proprietário foi conduzido pela Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.
As fiscalizações contaram com o apoio de policiais civis do Departamento de Investigações Criminais (Deic), de Vitória, e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos, além de multa. Os proprietários flagrados devem ressarcir os valores referentes à energia consumida e não registrada, incluindo custos administrativos e operacionais previstos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A EDP reforça que o furto de energia oferece riscos graves à segurança da população, podendo provocar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios. As ações de fiscalização seguem de maneira contínua como parte do programa de combate às perdas de energia no Espírito Santo.





