Mais de 50 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro foram resgatados durante uma fiscalização da Polícia Militar Ambiental na localidade de Graúna, no município de Itapemirim, Sul do Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (16).
Veja também: Procon Colatina: preços da cesta básica caem 7,59%; confira a Lista
Ao todo, os militares encontraram 51 aves de 15 espécies diferentes, entre elas um papagaio-chauá e três trinca-ferros, espécies que constam na lista de animais ameaçados de extinção. A ação também resultou na apreensão de 41 gaiolas e um alçapão, armadilha comumente utilizada para capturar pássaros silvestres.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Entre as espécies resgatadas estão sanhaço, caboclinho, coleiro-do-brejo, bico-de-lacre, maritaca, patativa, bigodinhos, curiós, canários-da-terra, sabiás, periquitos-tuim, tizis e coleiros.
Apesar do flagrante de crime ambiental, o responsável pelo imóvel assinou um termo de responsabilidade e vai responder em liberdade por manter animais silvestres em cativeiro sem autorização dos órgãos competentes, com agravante pelo envolvimento de espécies ameaçadas.
Após o resgate, todas as aves foram encaminhadas para a base do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), no município de Muqui, também no Sul do Estado. No local, os animais passarão por um período de adaptação e avaliação antes de serem reintegrados à natureza.





