O Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares (CDRL), administrado pela Secretaria da Justiça (Sejus), deu um passo importante no caminho da ressocialização e da sustentabilidade com o lançamento do Projeto Reconexão.
Veja também: Operação interdita cinco casas noturnas em Colatina
A iniciativa foca na capacitação profissional de internos por meio do reaproveitamento criativo de materiais que seriam descartados, transformando-os em artigos úteis e de valor. Bolsas, ecobags, mochilas e malas estão entre os produtos confeccionados por detentos capacitados na área de corte e costura.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
♻️ Transformando Lixo em Oportunidade
O projeto demonstra um forte compromisso com a consciência ambiental. A matéria-prima principal são lonas de caminhão usadas, doadas pela empresa Dellmar Transportes, que devido a avarias, perderam sua utilidade original. Cintas de amarração de cargas também são reutilizadas, servindo como alças e acabamentos das peças.
“Com a iniciativa, os internos aprendem uma ocupação, desenvolvem habilidades voltadas ao empreendedorismo e contribuem para o reaproveitamento de materiais que voltam para a sociedade de forma útil e sustentável.” — Marcelo Gouvêa, subsecretário de Estado da Ressocialização.
Nesta primeira fase, dois internos atuam na frente de trabalho. Estima-se que a cada três metros de lona, seja possível confeccionar uma média de 10 bolsas. Com a doação inicial de lonas, cerca de 65 peças estão previstas para serem produzidas, marcando o início de um ciclo de produção sustentável e inclusivo.
Dellano Scarpe, CEO da Dellmar Transportes, enfatizou o lado social da parceria. “O mais importante é reconectar histórias, abrir caminhos e oferecer novas possibilidades para quem está em processo de ressocialização. Temos orgulho de fazer parte dessa iniciativa ao lado da Sejus e do Centro de Detenção e Ressocialização de Linhares,” ressaltou.
O Projeto Reconexão é um exemplo concreto de como a parceria entre o sistema prisional e a iniciativa privada pode criar caminhos de trabalho e conhecimento, essenciais para que pessoas em situação de detenção possam reconstruir suas vidas e contribuir positivamente para a sociedade.
🔎 Dados para SEO
-
Título SEO: Projeto Reconexão: Sustentabilidade na Prisão
-
Frase Foco: Ressocialização sustentável no CDRL
-
Slug: projeto-reconexao-cdrl-ressocializacao
-
Meta Descrição: CDRL lança Projeto Reconexão: internos transformam lona descartada em bolsas e ecobags, unindo sustentabilidade, capacitação e trabalho prisional.
-
Tags: CDRL, Projeto Reconexão, Ressocialização, Sustentabilidade, Sejus, Linhares, Trabalho Prisional, Capacitação, Reciclagem, Dellmar Transportes





