A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), através da Delegacia de Polícia (DP) de Vila Valério, prendeu na noite da última segunda-feira (08) um homem de 28 anos, considerado o chefe do tráfico de drogas no município e procurado pela Justiça por homicídio qualificado.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
A prisão, resultado de um trabalho de inteligência da DP de Vila Valério que repassou informações cruciais à Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), ocorreu no bairro São Vicente, na divisa entre Vila Valério e São Gabriel da Palha. O investigado foi localizado a bordo de um veículo Gol branco.
Durante a abordagem, foram apreendidos R$ 20.700,00 em espécie, além de uma porção de maconha.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Homicídio e Ligação com Facção Nacional
O mandado de prisão contra o detido havia sido expedido pela Justiça em 17 de novembro, pela autoria do homicídio que vitimou Kaleandro dos Santos Araújo em fevereiro de 2024. As investigações apontam que a vítima foi morta após uma deliberação do tráfico, com a participação de outros indivíduos que também foram indiciados.
Segundo o delegado Erick Lopes, titular da DP de Vila Valério, o preso é uma figura de grande relevância dentro da facção criminosa que atua no Estado. Ele mantém conexão direta com um criminoso carioca conhecido nacionalmente como “Doca” – alvo de grandes operações policiais no Rio de Janeiro e procurado pela PCERJ.
“A facção comandada pelo criminoso carioca mantém forte conexão com Vila Valério, fornecendo armas e drogas para seus integrantes, sendo enaltecido pelos traficantes locais. Diversas são as menções à figura de ‘Doca’ na cidade de Vila Valério, como pichações com os dizeres ‘Tropa do Urso’, apelido que remete ao referido criminoso”, explicou o delegado Erick Lopes.
Represália e Quebra da “Lei do Silêncio”
O chefe do tráfico também é investigado em outros inquéritos de homicídio. O delegado Lopes destacou que, em represália à prisão de dois irmãos envolvidos em diversos homicídios na região, o grupo liderado pelo suspeito praticou outro assassinato em 2 de dezembro, em plena luz do dia.
“Informações preliminares apontam que a execução ocorreu porque o grupo suspeitou que a vítima pudesse ter fornecido informações sobre a localização dos irmãos à polícia, o que não ocorreu. A prisão do chefe do tráfico de Vila Valério é um forte golpe que desestrutura a facção que há tempos comanda a cidade e impõe a ‘lei do silêncio’ entre seus moradores”, ressaltou o delegado.
Após os procedimentos de praxe, o detido foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanece à disposição da Justiça.





