A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realizou, nesta terça-feira (2), uma das cerimônias mais importantes do calendário oficial: a entrega da Ordem do Mérito Domingos Martins, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento, juntamente com o Título de Cidadão Espírito-Santense.
Leia também: Dom Lauro visita presídio e hospital em seu primeiro dia como Bispo de Colatina
O evento, que reuniu diversas personalidades que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento social e cultural do estado, teve como grande destaque o bispo Diocesano de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O bispo não apenas foi agraciado com a prestigiada Ordem do Mérito Domingos Martins, mas também recebeu a honrosa missão de discursar em nome de todos os homenageados da noite. A comenda foi concedida a Dom Lauro Sérgio por indicação do deputado João Coser (PT).
A Voz da Gratidão e da Fraternidade
Ao assumir a tribuna para representar as mais de 90 personalidades agraciadas – uma tarefa que ele mesmo classificou como “desafiadora” –, Dom Lauro Sérgio iniciou sua fala com uma mensagem de profundo reconhecimento:
“A primeira palavra de todos nós que estamos de alguma forma sendo homenageados é gratidão. Gratidão e reconhecimento de que, ao sermos homenageados, não o somos apenas a título pessoal, mas pelo alcance social da diversidade da atuação de cada um de nós.”
O bispo de Colatina fez questão de ressaltar a intrínseca dimensão humana e solidária da existência, lembrando que a vida é compartilhada. “Somos seres no mundo e somos também seres com os outros. (…) Precisamos perceber que estamos no mundo de forma solidária,” enfatizou.
Além da gratidão, Dom Lauro Sérgio incluiu uma reflexão histórica. Ele citou a relevância da Revolução Pernambucana de 1817, liderada pelo capixaba Domingos Martins – figura que nomeia a principal comenda –, cujos ideais de liberdade e igualdade ecoam até hoje.
Contudo, o bispo observou que, no cenário contemporâneo, a fraternidade tem sido um valor ofuscado, e fez um apelo para o futuro, usando as honrarias como ponto de partida:
“Essas comendas e esses títulos são um incentivo para que a gente construa uma história nova, feita de fraternidade e solidariedade.”
A solenidade reafirmou o compromisso da Ales em reconhecer indivíduos que, por meio de seus trabalhos, ajudam a construir um Espírito Santo mais justo e solidário.





