A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) concluiu o inquérito que investigou a tentativa de homicídio ocorrida na madrugada do dia 29 de setembro, no distrito de Novo Brasil, em Governador Lindenberg. O caso, que chocou a comunidade, teve como motivação a disseminação de ‘fake news’, resultando na prisão de quatro pessoas.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
A vítima, um homem de 44 anos em situação de rua, foi alvejada com tiros na cabeça enquanto dormia no lavador de um posto de combustíveis, sem qualquer chance de defesa.
“Tribunal do Crime” e Boato Falso
De acordo com as investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia (DP) de Governador Lindenberg, a vítima foi “condenada” por um chamado “tribunal do crime”, com ligação ao tráfico de drogas da região.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O delegado Valdimar Chieppe Celcino, titular da DP, detalhou que a trama criminosa começou a partir de um boato falso de que o homem teria tentado estuprar uma adolescente do distrito.
“A apuração comprovou que, na verdade, o homem, que estava embriagado, apenas havia invadido o quintal de uma residência para dormir, fato que foi distorcido pelos criminosos para justificar a execução como forma de impor poder na comunidade”, explicou o delegado.
Prisões e Qualificação do Crime
Quatro homens — com idades de 24, 27, 32 e 36 anos — foram identificados e presos por envolvimento direto na ação criminosa. Eles responderão pelo crime de tentativa de homicídio qualificado.
A conclusão do inquérito destaca o perigo da desinformação e a atuação de grupos ligados ao tráfico que utilizam narrativas falsas para exercer domínio e violência na região.





