A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES) emitiu um alerta de tempo severo com possibilidade de impacto alto no Espírito Santo entre a tarde desta terça-feira (25) e a madrugada de quarta-feira (26). O órgão reforça que os capixabas devem redobrar a atenção e adotar medidas de segurança diante do risco de tempestades, ventos fortes e acumulados elevados de chuva.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
Para receber avisos e alertas oficiais da Defesa Civil, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (61) 2034-4611 e seguir as instruções do serviço.
Instabilidade cresce com avanço de frente fria e ciclone extratropical
Segundo a Cepdec-ES, as últimas rodadas de modelos meteorológicos apontam para aumento significativo da instabilidade em todo o estado. A formação de um sistema frontal, aliada à atuação de um ciclone extratropical na costa de São Paulo e Rio de Janeiro, cria condições favoráveis para fenômenos severos ao longo do dia.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O período mais crítico deve ocorrer entre o fim da tarde e a noite desta terça-feira (25), avançando até o início da manhã de quarta (26). A previsão indica chuvas volumosas, descargas elétricas frequentes e ventos intensos, especialmente na Região Serrana, Grande Vitória e metade Norte do Espírito Santo.
Previsão de chuva para esta terça-feira (25)
Norte, Noroeste, Oeste, Serrana e Grande Vitória:
-
30 a 50 mm
-
Até 40% de chance de acumulados entre 50 e 70 mm
Sul, Caparaó e parte da Serrana:
-
10 a 30 mm
-
Até 40% de chance de acumulados entre 30 e 50 mm
Nos últimos registros de 24 horas, os municípios com maiores acumulados foram:
-
Conceição da Barra: 80 mm
-
São Mateus: 62 mm
-
Boa Esperança: 54 mm
Agitação marítima e risco nas áreas costeiras
Entre terça e quarta-feira, também é esperada forte agitação marítima, com ondas mais intensas ao longo de toda a faixa litorânea capixaba.
Tendência para quarta-feira (26)
A instabilidade persiste até a madrugada de quarta-feira, com possibilidade de novas tempestades no extremo Norte e em parte do Noroeste.
A partir da tarde do dia 26, os modelos meteorológicos indicam predomínio de tempo firme na maior parte do Espírito Santo.





