A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em conjunto com a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV), identificou e desativou, nesta segunda-feira (3), uma estrutura destinada à prática de rinha de galos no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. Durante a operação, 37 aves foram apreendidas e três homens foram conduzidos à autoridade policial.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
De acordo com o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, no local foram encontrados 20 galos de briga com espora, além de outras espécies silvestres, como dois papagaios, um periquito Maracanã, um azulão, cinco trinca-ferros e oito coleiros. Também participou da ação o delegado Leandro Piquet, responsável pelo Núcleo de Proteção Animal da unidade.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Os três homens conduzidos têm 59 e 69 anos e foram autuados por crime de maus-tratos a animais, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98, que dispõe sobre os crimes contra a fauna. Por se tratar de infração de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado (TC), e os envolvidos responderão ao processo em liberdade.
A Polícia Civil reforçou que práticas de rinha de galos configuram crime ambiental e podem resultar em sanções penais e administrativas.





