O potencial da pimenta-rosa, fruto da aroeira e com grande destaque no mercado de óleos essenciais, rendeu ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) um importante reconhecimento nacional. Um estudo sobre a Indicação Geográfica (IG) ‘IP São Mateus’ para pimenta-rosa no Espírito Santo foi premiado na Área 5 – Produção, comercialização e marketing de óleos essenciais, durante o 12º Simpósio Brasileiro de Óleos Essenciais (SBOE), realizado em Manaus (AM).
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
O trabalho “Indicação geográfica ‘IP São Mateus’ para pimenta-rosa no Espírito Santo”, de autoria dos pesquisadores Fabiana Gomes Ruas e José Aires Ventura, celebra o registro da IG concedida pelo INPI em 2023. Este selo reconhece a identidade, as características e a reputação da pimenta-rosa produzida na região norte do Espírito Santo, em especial no município de São Mateus, assegurando rastreabilidade, padronização e uma valorização comercial que pode alcançar preços até 30% superiores.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Valorização e Sustentabilidade da Pimenta-Rosa Capixaba
O Espírito Santo é o maior produtor e exportador nacional de pimenta-rosa. A certificação de Indicação de Procedência (IP) “São Mateus” é fruto da parceria entre o Incaper, a Associação dos Produtores de Aroeira do Espírito Santo (Nativa) e o Instituto de Inovação e Tecnologias Sustentáveis (Inovates). Esse selo não só agrega valor ao produto, mas também reconhece a tradição e o conhecimento local, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e a organização de toda a cadeia produtiva do óleo essencial capixaba.
Além do estudo premiado, o Incaper apresentou um trabalho inédito sobre o Credenciamento de coletores de pimenta-rosa, desenvolvido em cooperação com o Idaf e prefeituras municipais. Mais de 300 coletores em 10 municípios já foram credenciados, uma ação que garante a sustentabilidade e a rastreabilidade da matéria-prima, um marco inédito no Brasil para a atividade extrativista.
O reconhecimento no SBOE reforça a importância do Incaper no suporte técnico e científico ao setor, contribuindo diretamente para o desenvolvimento regional, a organização da cadeia produtiva e a geração de renda para a população envolvida na produção do óleo essencial de pimenta-rosa.





