Os grandes campeões do Concurso Conilon de Excelência Cooabriel – Edição 2025 foram revelados em cerimônia realizada em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba.
Durante a cerimônia, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello relembrou que, quando o concurso foi iniciado, em 2003, muito mais que oferecer uma premiação, havia a premissa de incentivar os produtores a trabalharem pela evolução da qualidade. Desde então, a transformação tem sido notável, avaliou o presidente.
Leia também: Apoio a pacientes e serviços que oferecem radioterapia é anunciado pelo Governo
“É justamente por meio dessa evolução que temos conseguido abrir portas mundo afora. Se o café Conilon hoje está nas xícaras do mundo inteiro, isso se deve à qualidade que nossos produtores se habilitaram a alcançar”, ressaltou Bastianello.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O tema “Mercado e Consumo Mundial de Café” foi abordado em palestra por Marcos Matos. O CEO do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) apresentou um panorama sobre o posicionamento do Brasil no cenário internacional. “Estamos em todos os mercados globais. Temos a felicidade de trabalhar com um produto que abraça todos os hábitos e todas as culturas”.

“O Brasil é o maior player do mercado. Queremos seguir na liderança, mas podemos ir além. Devemos seguir trabalhando para unificar a narrativa”, destacou Matos, acrescentando que o futuro está ao lado do café brasileiro e que é preciso atuar com seriedade para levar ao mundo uma mensagem de sustentabilidade, qualidade e credibilidade.
Head da prova de ranqueamento, o especialista em qualidade do café Vanildo Pagio destacou que iniciativas como o Concurso Conilon de Excelência Cooabriel é um motivador para o aprimoramento dos processos na produção. “A qualidade dos cafés tem evoluído significativamente ao longo dos anos e é essencial dar continuidade a esses avanços, garantindo mercado para o futuro”, considerou Pagio.
OS GRANDES CAMPEÕES DA EDIÇÃO 2025
A premiação reconheceu as melhores amostras em duas categorias: Café Não Fermentado e Café Fermentado.
Entre os não fermentados, o destaque foi o pódio triplo formado por cooperados de Alto Rio Novo. Estreante no concurso, o grande campeão foi Dimas Clementino da Silva, cujo café alcançou a pontuação de 85,220.
Entre os fermentados, o café campeão alcançou a pontuação de 86,775, tem origem em Nova Venécia e pertence à cooperada Elisa Bastianello. Vinda de uma família com forte tradição na cafeicultura, a jovem de 23 anos garantiu o primeiro lugar na categoria.





