A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, localizada em Colatina, recebeu, na última terça-feira (23), os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rotary Club para uma visita pedagógica repleta de descobertas e aprendizagens. A ação proporcionou experiências práticas em ciência e cultura, fortalecendo a integração entre redes de ensino e estimulando a alfabetização científica dos alunos mais jovens.
Leia também: Jovens de Colatina conquistam bolsas para estudar Ciência de Dados e IA na FGV
No laboratório de ciências, os visitantes participaram de atividades experimentais, como experiência da “pata de elefante”, além de observações com especificidades. A programação incluiu ainda vivências na sala maker e de robótica, ampliando o contato com tecnologias educacionais.
Um dos pontos altos foi a entrega de jogos de tabuleiro sobre o patrimônio material e imaterial de Colatina, criado pelos alunos da 2ª série do Ensino Médio. A iniciativa, além de incentivo ao protagonismo juvenil, contribuiu para valorizar a história e a cultura local.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Segundo o diretor da Escola, André Lulio, a ação reforça a força da rede pública de ensino: “Ver os alunos do Ensino Médio conduzindo as atividades com tanta dedicação e os alunos do 5º ano se encantando com a ciência e com os jogos sobre Colatina foi emocionante. É assim que se constrói uma rede forte e colaborativa.”
A diretora do Rotary Club EMEF, Janes Pires da Luz, também destacou os ganhos para os alunos: “Foi uma experiência transformadora. Eles vivenciaram a ciência de forma prática, foram coletados com carinho e ainda receberam um presente educativo que valoriza nossa história e cultura. Essa parceria mostra que juntos podemos ir mais longe.”
Para o estudante Nathiel Fontoura Bastos, do 5º ano do Ensino Fundamental, a visita foi inesquecível: “Eu adorei ver a espuma da pata de elefante e usar o marcador. Nunca tinha visto uma célula de verdade! E o jogo sobre Colatina foi muito legal, aprendi coisas novas sobre a cidade onde moro.”
