A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta terça-feira (8) sobre a circulação de falsos anúncios em redes sociais e sites da internet envolvendo medicamentos agonistas GLP-1. Esses medicamentos são popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras, entre eles o Mounjaro (tirzepatida).
Leia também: Sesa monitora caso suspeito de intoxicação por metanol em Colatina e outras cidades do ES
Segundo a Anvisa, os golpistas utilizam páginas falsas e perfis fraudulentos para oferecer os produtos a preços reduzidos ou até gratuitamente. Os golpistas alegam que seriam disponibilizados pelo governo federal mediante cadastro online.
“Atenção: os anúncios são falsos. A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda. Os anúncios simulam, inclusive, o site oficial da agência. O domínio gov.anvisa.org não pertence à Anvisa”, alertou a instituição em nota oficial.
> Quer receber as principais notícias do Colatina em Ação no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A agência reforça que a compra de medicamentos deve ser feita apenas em farmácias e drogarias regularizadas. O uso de links suspeitos pode expor dados pessoais dos consumidores.
A Anvisa orienta que qualquer publicação suspeita seja denunciada e que os usuários evitem clicar em links ou fornecer informações em sites não verificados.





