Uma fiscalização realizada por técnicos da EDP, em parceria com a Polícia Civil, identificou um furto de energia elétrica em propriedade rural no distrito de Córrego São José, em Nova Venécia. No local, foi encontrada uma ligação direta sem medidor de consumo para abastecer instalações de bombeamento de captação de água e irrigação. O proprietário foi conduzido em flagrante para a delegacia.
Veja também: Polícia resgata adolescente de 14 anos desaparecida e prende suspeito armado em Baixo Guandu
Ao todo, a energia irregular era usada para manter o funcionamento de cinco bombas de diferentes potências de motor. O proprietário do local acompanhou a inspeção e foi conduzido para a Delegacia Regional de Nova Venécia, sendo apresentado à autoridade Policial para adoção medidas cabíveis.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
A equipe técnica da EDP realizou a correção, desfazendo a ligação irregular e deixando a estrutura desligada. A ação contou com o apoio de policiais civis do Deic de Vitória e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.
A EDP reforça que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Os responsáveis deverão ainda ressarcir os valores de energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos. Além dos prejuízos financeiros, a manipulação de medidores e ligações clandestinas representa sérios riscos à segurança da população, podendo causar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.





