Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil estarão juntos em um show gratuito na praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, no próximo domingo (21), a partir das 14h. O encontro faz parte das mobilizações contra a PEC da Blindagem, realizadas em vários estados. A proposta, aprovada pela Câmara dos Deputados na última terça-feira (16), dificulta a abertura de processos criminais contra deputados e senadores.
Leia também: Da condenação à inelegibilidade: o passo a passo do caso Bolsonaro no STF
Como reposta ao avanço da pauta no Congresso, centrais sindicais, movimentos populares e outras alas da sociedade civil organizaram mobilizações em todo o país. O movimento conta com apoio de artistas, como Chico, Caetano e Gil, que prometem um momento histórico na abertura do protesto na capital fluminense.
“A PEC da Bandidagem, que é o que é, tem que receber da sociedade brasileira uma resposta saudável, socialmente saudável, uma manifestação de que grande parte da sociedade brasileira não admite um negócio desses”, afirmou Caetano, em vídeo publicado nas redes sociais.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
O show no Rio também tem as presenças confirmadas de Djaven, Marina Sena, Maria Gadú e Os Garotin.
Em Salvador, o trio de Daniela Mercury confirmou presença.
O apelido, PEC da Bandidagem, denuncia o caráter da proposta, que prevê que a abertura de processos contra parlamentares na Justiça só poderá ocorrer com aval da própria Casa Legislativa. Especialistas e movimentos sociais consideram esse um mecanismo de impunidade. Além disso, segundo a proposta aprovada, a votação sobre autorizações seria secreta, o que fez aumentar o volume de críticas.

Veja os locais dos atos contra PEC da Blindagem
- Em São Paulo, a manifestação será realizada no domingo (21) na avenida Paulista, em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) a partir das 14h.AM – Manaus: 8h na Av. Getúlio Vargas
- SE – Aracaju: 16h, Praia da Cinelândia
- RN – Natal: 9h, na Ferreira Costa
- GO – Goiania: 16h, Praça Universitária
- ES – Vitória: 15h, ALES
- AP – Macapá: 16h, Teatro das Bacabeiras
- MT – Cuiabá: 14h, Praça Alencastro
- MG – Belo Horizonte: 9h, Praça Raul Soares
- SC – Florianópolis: 13h, Ponte Hercílio Luz
- PA – Belém: 9h, Praça da República
- DF – Brasília: 9h, Museu da República
- RJ – Rio de Janeiro, 14h, Copacabana (Posto 5)
- BA – Salvador: 9h, Morro do Cristo
- CE – Fortaleza: 15h30, Estátua de Iracema Guadiã
- PE – Recife: 14h, Rua da Aurora
- RS – Porto Alegre: 14h, Redenção
- PR – Curitiba: 14h, Boca Maldita
- SP – São Paulo: 14h, MASP

