Uma operação do Comando de Operações Táticas em Mata Atlântica (COTAMA) do Batalhão de Polícia Militar Ambiental resultou em uma grande apreensão de armas de fogo, munições e animais silvestres no município de Viana, na tarde desta quinta-feira (18). A ação, motivada por uma denúncia anônima, também flagrou o suspeito em momento de maus-tratos aos animais.
Veja também: Vídeo | Motoristas param trânsito e salvam Bicho-preguiça e filhote em rodovia
De acordo com a Polícia Ambiental, a fiscalização foi iniciada após uma ligação para o disque-denúncia 181, que alertava para a prática de caça ilegal de animais silvestres com uso de armas de fogo e relatos de envenenamento e mortes por disparos na região.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
Durante a abordagem, os policiais testemunharam o acusado tentando destruir várias gaiolas com pássaros silvestres através de pisoteamento, o que resultou na morte de uma das aves. No local, foi possível apreender:
-
Quatro armas de fogo
-
Munições de diversos calibres
-
Aves silvestres, exóticas e domésticas
-
Ovos e filhotes de animais
-
Armadilhas e petrechos de caça
-
Acessórios para armamentos
Um homem foi detido em flagrante pelos crimes ambientais e de posse ilegal de arma. Ele e todo o material apreendido foram conduzidos à 4ª Delegacia Regional de Cariacica para a elaboração do boletim de ocorrência e as providências legais cabíveis.
Os animais silvestres sobreviventes passarão por avaliação veterinária e, se estiverem em condições, serão reintroduzidos à natureza. A operação reforça o trabalho de combate aos crimes ambientais no estado do Espírito Santo.
Ver essa foto no Instagram





