Operação conjunta com a EDP encontrou ligação direta irregular em propriedade rural da localidade de São Jorge da Barra Seca. Prejuízo à concessionária será calculado para subsidiar ação do Ministério Público
A Polícia Civil do Espírito Santo (PC-ES) flagrou um grande furto de energia elétrica no município de Vila Valério, na última quinta-feira (11). A ação foi realizada em uma propriedade na localidade de São Jorge da Barra Seca, onde uma ligação clandestina foi utilizada para alimentar uma bomba de irrigação.
Leia também: PC flagra furto de energia em distribuidora de bebidas em Fundão
A operação foi conduzida pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em conjunto com a Delegacia de Vila Valério (DP), peritos do Instituto de Criminalística (IC) e técnicos da concessionária de energia EDP.
Ao chegarem ao local, as equipes constataram que a residência estava vazia. Durante a vistoria, foi identificada uma ligação direta irregular, que desviava energia diretamente para a bomba d’água, caracterizando o crime de furto de energia. Imediatamente, os técnicos da EDP fizeram a retirada da ligação clandestina e desligaram o fornecimento no local.
Leia também: Loja de roupas em Linhares é alvo de operação por furto de energia elétrica
A Polícia Civil informou que, apesar da ausência de responsáveis no momento da ação, um inquérito policial será instaurado para apurar todos os fatos e identificar os envolvidos. Além disso, a PC-ES solicitou à EDP uma planilha detalhada com o montante do prejuízo financeiro causado pela fraude.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
Esse cálculo é essencial para embasar a ação penal que será movida pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) contra os responsáveis pelo crime. Os técnicos da EDP também confeccionaram um Termo de Ocorrência e Inspeção (TOI), documentando todas as irregularidades encontradas.
A operação em Vila Valério reforça o trabalho de combate a crimes contra o patrimônio e ao furto de energia, uma prática que causa grandes prejuízos às concessionárias e coloca a segurança da população em risco.





