Projeto Identidades promove um encontro de cultura e memória ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas com apoio da Vale.
O projeto Identidades: Memórias de uma Estrada de Ferro retorna a João Neiva para celebrar a cultura, a história e as tradições locais, com apoio da Vale, ANTT e Prefeitura Municipal de João Neiva. A cidade, que tem forte ligação com a ferrovia e com a Vale, será palco do Festival Identidades 2025 no dia 5 de outubro, em frente ao Museu Ferroviário.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
O público poderá aproveitar de uma programação diversificada que inclui música, dança, gastronomia, arte e história. Entre as apresentações culturais, estão grupos de congado, capoeira, orquestra, coral e grupos de música regional e popular, além de programação especial para o público infantil com apresentações e espaço Kids.
O evento também dará destaque à culinária e ao artesanato locais. Empreendedores e artesãos de várias cidades vão oferecer produtos locais e típicos que valorizam modos de fazer artesanais, os ingredientes tradicionais e ainda promovem a economia circular.
Para aprofundar a discussão sobre a história local, rodas de conversa abordarão a cultura e a memória ferroviária que conecta João Neiva e outras cidades do Espírito Santo.
O Festival é resultado de quatro meses de pesquisa do projeto que, em 2025, percorreu sete cidades que margeiam a linha férrea no Espírito Santo – Vila Velha, Cariacica, Serra, Fundão, Ibiraçu, Colatina e Baixo Guandu. O objetivo foi registrar, valorizar e divulgar as manifestações culturais e a memória ferroviária dessas comunidades por meio de um “inventário cultural e afetivo” que será publicado em dezembro de 2025.
Um festival para todos
Com uma programação diversa, o Festival Identidades 2025 promete ser um encontro de gerações, reunindo artistas, mestres da cultura, empreendedores locais e os públicos de todas as idades em um espaço de convivência e celebração em frente ao Museu Ferroviário, símbolo da memória e da força de João Neiva. O festival será uma oportunidade de valorizar o passado, celebrar o presente e construir novas formas de pertencimento cultural.
O projeto Identidades: Memórias de uma Estrada de Ferro é realizado pela CULTURAMA, com apoio da Vale, por meio do Recurso para Preservação da Memória Ferroviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Conta com o apoio local da Prefeitura Municipal de João Neiva.
Quer saber mais ou contar uma história?
Para contar ou indicar uma história entre em contato via WhatsApp pelo Alô Identidades! (27) 99818-1414 ou siga as redes sociais para saber mais em @projeto_identidades.





