Na manhã desta quarta-feira (20), técnicos da EDP, distribuidora de energia elétrica no Espírito Santo, em conjunto com a Polícia Civil, identificaram um caso de furto de energia elétrica em uma padaria localizada no bairro Vila Nova de Colares, na Serra.
Durante a fiscalização, foi constatada uma fraude no medidor que impedia o registro correto do consumo de energia do estabelecimento, caracterizando crime de furto. A irregularidade foi corrigida com a substituição do equipamento.
Veja também: Ligação clandestina de energia é identificada em sítio e kitnets no ES
A proprietária da padaria foi encaminhada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), em Vitória, onde foi autuada em flagrante.
Segundo a EDP, o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena que pode variar de 1 a 4 anos de reclusão, além de multa. Os responsáveis ainda terão que ressarcir os valores referentes à energia não faturada, conforme determina a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além dos custos operacionais e administrativos da distribuidora.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
A concessionária também reforça que as ligações clandestinas oferecem riscos à segurança da população, podendo provocar curtos-circuitos, choques elétricos e até incêndios.
A operação contou com o apoio de policiais civis do Deic de Vitória e peritos do Departamento de Engenharia Forense do Instituto de Criminalística (IC) da Polícia Científica.





