O Hemocentro Regional de Colatina iniciou a semana com um alerta à população: os estoques de sangue estão em nível crítico e é necessária a colaboração de doadores. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com o cadastro de doadores encerrando às 15h20. O hemocentro está localizado na Rua Cassiano Castelo, s/n, no Centro de Colatina, em frente ao Hospital Estadual Silvio Ávidos.
Veja também: Morador de Barra de São Francisco ganha R$ 99,5 milhões na Mega-Sena e já realiza primeira compra
Segundo o chefe do Hemocentro Regional de Colatina, José Carlos Tosato Júnior, na última semana as doações registraram queda de aproximadamente 70%. A redução preocupa, pois pode comprometer o abastecimento de unidades hospitalares da região e o atendimento de pacientes que necessitam de componentes sanguíneos para tratamento.
Veja também: Caso Samarco: aumenta número de registros de pescadores no ES após reabertura do PID
“Chegamos com estoques de sangue em um nível crítico e o Hemocentro Regional de Colatina precisa, mais uma vez, da ajuda de toda população de Colatina e região. Os estoques de todos os grupos sanguíneos estão críticos e a participação de todos os cidadãos é essencial para que possamos salvar as vidas daqueles que necessitam de uma transfusão de sangue”, afirmou Tosato Júnior. Ele lembrou que uma única doação pode salvar até quatro vidas.
Receba notícias no grupo de WhatsApp do Colatina em Ação – Entrar no Grupo
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e não apresentar doenças transmissíveis pelo sangue. Candidatos com 16 e 17 anos precisam de autorização formal dos pais ou responsável legal, acompanhada do documento de identificação do signatário.
Mais informações sobre requisitos e impedimentos para a doação de sangue podem ser consultadas no site oficial do Hemoes: https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar.





