Na tarde da última terça-feira (29), policiais militares recuperaram cerca de 150 gramas de “pedras de boi”, também conhecidas como pedras de fel bovino, avaliadas em aproximadamente R$ 120 mil. A apreensão ocorreu na Avenida Silvio Avidos, no bairro São Silvano, em Colatina, Noroeste do Espírito Santo.
Leia também: Vídeo | Ambulância pega fogo em área central de Colatina; não há feridos
O material, furtado de um frigorífico da região, foi localizado com um homem abordado em via pública após trabalho de inteligência da Polícia Militar. Durante a abordagem, o suspeito confessou o crime e foi conduzido à 15ª Delegacia Regional de Policia Civil de Colatina. Dois aparelhos celulares e documentos pessoais também foram apreendidos.
Leia também: Castração gratuita para cães e gatos em Colatina: veja como se inscrever no Pet Vida
A pedra de boi é um cálculo biliar que se forma na vesícula de bovinos e possui alto valor comercial, especialmente na medicina tradicional chinesa e em indústrias farmacêuticas. Esses cálculos, compostos por colesterol, bilirrubina e cálcio, são utilizados na produção de medicamentos e até em técnicas de cultivo de pérolas.
Leia também: Vídeo | Lei Seca em Colatina: 18 motoristas são autuados no fim de semana
A elevada demanda internacional, principalmente nos mercados asiáticos, faz com que o produto alcance valores superiores ao do ouro, o que tem atraído a atenção de grupos criminosos. Em diversos países, inclusive no Brasil, casos de furtos e contrabando desses cálculos têm sido registrados com frequência crescente.





