Com a queda das temperaturas e a baixa umidade do ar, é comum o aparecimento de problemas como ressecamento, coceiras, rachaduras e até inflamações na pele durante o inverno. Para prevenir essas condições, a dermatologista Gisele Basso alerta para a importância de uma rotina de cuidados específicos nesta época do ano.
Segundo a especialista, que atua em Araxá (MG), a combinação entre clima seco e frio reduz a transpiração e compromete a barreira protetora natural da pele, deixando-a mais vulnerável a lesões e infecções. “Na minha rotina de atendimentos, vejo muitos casos que poderiam ser evitados com simples ajustes nos hábitos diários”, afirma.
Entre as orientações, estão evitar banhos muito quentes e demorados, que removem a oleosidade natural da pele, além de dar preferência a sabonetes mais suaves (como os com tecnologia syndet) e aplicar hidratantes logo após o banho, ainda no vapor do banheiro. A médica também reforça a importância de manter a hidratação do corpo com a ingestão de líquidos, como água e chás claros, mesmo nos dias frios.
A atenção deve ser ainda maior com crianças, idosos e pessoas com doenças dermatológicas pré-existentes, como dermatite atópica e psoríase, que podem se agravar nessa época do ano. A alimentação equilibrada, rica em vitaminas e antioxidantes, também é uma aliada importante para manter a pele saudável.





