Com o objetivo de orientar moradores e produtores rurais sobre a convivência segura com a fauna silvestre, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaguaçu, promoveu uma roda de conversa na última terça-feira (8). O encontro ocorreu na região de Alto Sobreiro, onde recentemente foi registrado o avistamento de uma onça-parda.
A iniciativa teve caráter educativo e contou com a participação de produtores rurais da localidade. Durante a conversa, especialistas esclareceram dúvidas sobre o comportamento natural dos felinos silvestres, os tipos de onça que ocorrem na região, além de destacar a baixa frequência de interações com humanos. Também foram abordadas formas seguras e legais de proteger rebanhos.
“Reforçamos que a presença de grandes felinos em áreas rurais pode ocorrer esporadicamente, principalmente em regiões próximas a fragmentos florestais. Abordamos ainda a importância da conservação dessas espécies e o papel de cada um na preservação do equilíbrio ambiental”, afirmou o servidor do Iema, Anderson Kruger.
Ele também destacou o papel fundamental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na articulação local e no incentivo à participação da comunidade, o que contribuiu para o sucesso do evento.
A roda de conversa reforça a importância da informação e do diálogo para promover a coexistência harmônica entre a população e a vida silvestre, especialmente em territórios onde a natureza ainda se faz presente de forma significativa.