O sistema de reconhecimento facial implantado pelo Governo do Espírito Santo ultrapassou, nesta quinta-feira (03), a marca de 200 prisões de foragidos da Justiça na Grande Vitória. A tecnologia, que utiliza câmeras com inteligência artificial para identificar suspeitos, é parte das ações do programa Estado Presente em Defesa da Vida e tem se mostrado eficaz no combate à criminalidade.
A 200ª prisão foi anunciada pelo governador Renato Casagrande na manhã de quinta-feira. Pouco depois, o sistema identificou mais um suspeito, elevando o número para 201. O homem, de 34 anos, possuía mandado de prisão por furto expedido pela 4ª Vara Criminal da Serra. Ele foi localizado em Vila Velha por volta das 12h30, abordado por uma equipe da Polícia Militar e encaminhado à Delegacia após a confirmação da identidade.
A tecnologia funciona a partir da comparação em tempo real entre imagens captadas por câmeras públicas e fotos de indivíduos com mandados de prisão em aberto. Quando há compatibilidade, o sistema emite um alerta ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), que mobiliza as equipes de segurança para realizar a abordagem.
O sistema começou a ser testado em setembro de 2024, em fase piloto, e foi expandido em junho de 2025. Atualmente, opera em todos os dez terminais do Transcol, em 500 ônibus da frota estadual e em diversos prédios públicos. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), por meio da Gerência de Inteligência (GINT) e do Ciodes, é responsável pelo monitoramento em parceria com as demais forças de segurança.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, o sistema vem ampliando a capacidade de resposta das forças policiais e inibindo a circulação de criminosos nas ruas. “Quem tem dívida com a Justiça deve se apresentar. A tecnologia está a serviço da sociedade e vai continuar ajudando a localizar foragidos”, afirmou.
Entre os crimes mais frequentes entre os detidos estão tráfico de drogas (20%), roubo (16%) e homicídio (11%). Ao todo, 14 dos presos eram procurados em outros estados brasileiros.





