O Cristo Redentor de Colatina, um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, agora pode ser visitado também aos sábados e domingos, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento. A mudança foi anunciada pela Prefeitura de Colatina e tem como objetivo facilitar o acesso da população e dos turistas ao monumento mais simbólico da cidade.
Localizado no bairro Bela Vista, o Cristo Redentor é um dos cartões-postais mais queridos pelos colatinenses, reunindo fé, história e uma das vistas panorâmicas mais belas do Estado. A ampliação do horário de funcionamento representa um reforço às opções de lazer e turismo nos fins de semana, promovendo a valorização do patrimônio cultural e incentivando a visitação.
Inaugurado em 1975, o monumento foi projetado e construído pelo arquiteto, escultor e artista autodidata Antonio Francisco Moreira. À época, a estátua era considerada a segunda maior do Brasil, atrás apenas do Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A obra começou em 1974 e possui 35,5 metros de altura total — sendo 20 metros de estátua e 15,5 metros de pedestal. A envergadura dos braços chega a 40 metros.
Antonio Moreira, natural de Guaçuí, no sul do Espírito Santo, também assinou outras importantes esculturas religiosas, como os Cristos de Guaçuí e de Itaperuna (RJ), além da imagem de São Miguel, na torre da igreja católica de Guaçuí.
Com a novidade, a administração municipal reforça o compromisso com a promoção do turismo, o acesso democrático aos espaços públicos e a preservação da memória e identidade da cidade.





