Com cerca de 15 centímetros de largura e 4 centímetros de altura, o roteador já faz parte do dia a dia das pessoas. Isso porque o aparelho é responsável por conectar smartphones, notebooks, smart TVs etc. à rede Wi-Fi de uma residência, escritório ou comércio. Para uma melhor experiência no uso da internet, no entanto, é fundamental redefinir o roteador com uma certa regularidade. Quem orienta é Cláudio Machado, gerente Operacional da Loga, operadora capixaba de internet.
Leia também: Tecnologia é aliada para agilizar transplantes e salvar vidas
Segundo o especialista, o procedimento deve ser realizado pelo menos de 15 em 15 dias. É necessário retirar o equipamento da tomada, esperar cerca de 10 segundos e depois ligá-lo novamente à energia elétrica. O serviço de internet será restaurado em cerca de dois minutos após o processo.
“O roteador é uma espécie de minicomputador, com placa-mãe, processador e memória. Com o passar do tempo, os dados dos dispositivos tecnológicos conectados vão ocupando espaço, o que acaba atrapalhando o bom rendimento do aparelho. Ao reiniciá-lo, o sistema vai limpar as informações armazenadas, o que ajuda a conexão a ficar mais rápido e estável“, afirma.
Leia também: Tecnologias Emergentes Transformam o Cuidado com a Saúde
A reinicialização do aparelho também é importante devido às outras frequências de transmissão existentes no ambiente residencial ou corporativo, como alguns equipamentos eletrônicos, como micro-ondas, telefones sem fio, máquinas de lavar, secadoras e monitores de bebês. Com a limpeza dos dados, o roteador conseguirá escanear e ligar para uma nova frequência.
Leia também: Como a tecnologia está transformando a relação entre humanos e animais
Outro ponto diz respeito às atualizações feitas pelo fabricante do dispositivo, como correções de erros de segurança. Só ao ser reiniciado, o roteador tem acesso a essas melhorias.
“Muitas vezes, o cliente recebe uma orientação para reiniciar o roteador e acha que está sendo enrolado, que não quer resolver sua reclamação, mas o procedimento pode sim corrigir conexão lenta, travamentos e perda de pacotes e, consequentemente, melhorar a navegação”, ressaltando.





