A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Geraldo Vargas Nogueira, em Colatina, foi palco de arte, emoção e talento estudantil com a realização do sarau literário “Entre Palavras, Gestos e Emoções”, nas primeiras semanas de junho. A iniciativa integrou as disciplinas de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física em uma proposta interdisciplinar que mobilizou as três séries do Ensino Médio em apresentações de poesia, teatro, música e dança.
O objetivo da atividade foi promover o protagonismo juvenil, a criatividade e a valorização da literatura brasileira por meio da leitura, interpretação e performance de textos clássicos. A ação foi idealizada pela professora de Língua Portuguesa Thainá Roldi Mariani, com apoio da equipe pedagógica da escola.
Cada série explorou um período diferente da literatura: as primeiras séries trabalharam com poemas de autores como Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes; as segundas séries mergulharam nas gerações do Romantismo; e as terceiras séries se dedicaram à segunda fase do Modernismo. Após análise das obras, os alunos prepararam apresentações artísticas encenadas no auditório da escola.
Mais do que uma atividade escolar, o sarau foi uma experiência transformadora para muitos alunos. “O sarau nos deu voz, e isso foi libertador”, destacou a estudante Maria Clara Valadão, da 2ª série. A diretora da unidade, Cíntia Pancieri, também celebrou o resultado: “Foi uma celebração da sensibilidade, da criatividade e da coragem dos nossos estudantes. Ver nossos alunos expressando-se com tanta verdade reforça que a escola é também espaço de arte, escuta e construção de identidade.”
Segundo os educadores, o envolvimento dos estudantes superou as expectativas, refletindo em maior participação, empatia e engajamento nas atividades escolares — especialmente entre os alunos mais introspectivos, que foram incentivados a se expressar com acolhimento e diálogo.
