O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Colatina deu início a um projeto terapêutico que alia saúde mental, sustentabilidade e criatividade. Batizada de “Ecoterapia”, a iniciativa começou em junho e envolve a confecção de vasos recicláveis e o cultivo de plantas como ferramentas de reabilitação psicossocial.
A atividade é realizada em parceria com a Fazenda da Esperança e conta com o apoio do voluntário Renato Luchini. O projeto utiliza uma mistura de cimento com isopor reciclado para a criação de vasos artesanais — técnica acessível e ecologicamente correta.
Além de estimular a consciência ambiental, a produção dos vasos e o plantio proporcionam bem-estar emocional, reforçam a autoestima e incentivam a convivência em grupo. A proposta é oferecer aos participantes um espaço de expressão criativa, conexão com a natureza e fortalecimento dos vínculos sociais.
A parceria com a Fazenda da Esperança amplia o alcance do projeto e reforça a mensagem de inclusão, cuidado e reconstrução pessoal promovida pela iniciativa.





