Milhares de pessoas prestigiaram a 1ª Festa de São João de Marilândia, no Noroeste do Espírito Santo, na noite de sábado (21). Um dos principais atrativos do evento foi a queima de uma fogueira gigante de aproximadamente 27 metros de altura, construída pela primeira vez no município. A celebração aconteceu no espaço cultural Giordano Lorencini.
Leia também: Vídeo| Homem é preso por maus-tratos no ES; animal foi resgatado em estado crítico
A construção da fogueira foi uma operação logística complexa, que demandou cerca de uma semana de trabalho. De acordo com Ramon Vetoraci, responsável pela montagem, o processo teve início na terça-feira (17), com a extração de quatro toras de eucalipto que serviram como base da estrutura. As madeiras foram doadas e localizadas a mais de 21 quilômetros do local da festa, exigindo que parte do trajeto fosse feito com tração e transporte especial devido ao tamanho das peças.
Leia também: Menina de 3 anos é encontrada com vida após passar noite em mata no ES
Pensando na segurança do público, a estrutura foi projetada para queimar de cima para baixo, minimizando o risco de quedas de brasas. “A cada dois metros, fizemos uma esteira de madeira para não correr o risco de cair brasa. O controle era para não acender a parte de baixo antes da hora”, explicou Ramon. Um plano de contingência também foi colocado em prática, com três caminhões-pipa posicionados em pontos estratégicos do local.
Leia também: Vídeo | PM salva bebê engasgado com manobra de Heimlich na Serra
O evento ocorreu sem registros de incidentes, e o sucesso da estreia já impulsiona os organizadores a planejar a próxima edição. A expectativa para 2026 é ainda mais ambiciosa: construir uma nova fogueira, desta vez com 30 metros de altura, consolidando o evento como uma das principais celebrações juninas da região.





