Um gato-maracajá (Leopardus wiedii), felino silvestre nativo da Mata Atlântica e considerado vulnerável à extinção no Brasil, foi resgatado na manhã desta sexta-feira (20) no município de Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo. A ação foi conduzida por uma equipe da 4ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com o apoio de biólogos da Environlink e de um agente do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA).
Leia também: Vídeo | Onça-parda é flagrada em lavoura de café no interior de Itaguaçu
O resgate foi realizado na zona de amortecimento do Monumento Natural de Serra das Torres, após moradores relatarem a presença de um felino silvestre em uma propriedade rural da região. Inicialmente, havia a suspeita de que se tratasse de uma jaguatirica, mas, ao chegarem ao local, os especialistas identificaram corretamente a espécie como um gato-maracajá — uma fêmea adulta e saudável.
Leia também: Vídeo | Onça-parda é flagrada no Centro de Iconha e mobiliza força-tarefa para resgate
Utilizando técnicas de manejo específicas e equipamentos adequados, a equipe conseguiu capturar o animal sem provocar ferimentos. Após avaliação e constatação de boas condições de saúde, o felino foi solto em seu habitat natural, ainda dentro da área de proteção ambiental.
Leia também: Vídeo | Onça assusta moradores de Córrego do Limão, em Colatina
A partir de agora, o gato-maracajá será monitorado por especialistas da equipe responsável pela soltura e por técnicos dos órgãos ambientais, para garantir sua adaptação e preservação em segurança.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: Vídeo| Homem é preso por maus-tratos no ES; animal foi resgatado em estado crítico
Leia também: Menina de 3 anos é encontrada com vida após passar noite em mata no ES
Leia também: Vídeo | PM salva bebê engasgado com manobra de Heimlich na Serra





