A Superintendência Regional de Saúde de Colatina (SRSC), vinculada à Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), realizou nesta sexta-feira (6) mais uma etapa do Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica. A ação aconteceu no Centro Regional de Especialidades (CRE) de Colatina e atendeu 132 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Central de Saúde.
Leia também: Vídeo| Homem é preso por maus-tratos no ES; animal foi resgatado em estado crítico
Durante o atendimento, os pacientes apresentaram suas receitas oftalmológicas emitidas por profissionais do SUS, escolheram os modelos de óculos e passaram pela medição necessária para a confecção. Após o processo de produção, os óculos são entregues aos representantes municipais, que fazem a distribuição aos beneficiários.
Desde o início de 2025, cerca de 600 pessoas já foram contempladas pelo programa na região. Segundo a Sesa, o prazo médio entre o cadastramento e a entrega dos óculos varia de 20 a 25 dias, o que tem sido considerado um diferencial na agilidade do serviço.
Leia também: Menina de 3 anos é encontrada com vida após passar noite em mata no ES
Morador de São Gabriel da Palha, Edvan Amorim foi um dos participantes da ação e elogiou a iniciativa. “Minha filha e minha esposa já haviam sido beneficiadas. Hoje, além de mim, minha tia também conseguiu. Gostei muito. O atendimento aqui também foi muito rápido”, relatou.
Para a superintendente regional de Saúde de Colatina, Kamila Roldi, o programa reforça o compromisso do SUS com o cuidado integral. “A entrega de um par de óculos pode parecer simples, mas representa muito. Acesso à saúde, autonomia e dignidade. O programa mostra que é possível promover inclusão com iniciativas acessíveis e resolutivas”, afirmou.
Leia também: Vídeo | PM salva bebê engasgado com manobra de Heimlich na Serra
Como participar do programa
Para ter acesso ao Programa de Órtese e Prótese Oftalmológica, é necessário apresentar uma prescrição oftalmológica emitida por profissional do SUS com validade de até um ano. Com a receita em mãos, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde de referência do município portando os seguintes documentos:
-
Cartão do SUS;
-
Documento de identidade;
-
Comprovante de residência em nome do paciente (ou com certidão de casamento, se estiver em nome do cônjuge);
-
Declaração simples do proprietário, da Unidade de Saúde ou do CRAS (em caso de residência em imóvel de terceiros);
-
Certidão de nascimento e RG do responsável (para menores de idade ou pessoas com deficiência).
Mais informações podem ser obtidas diretamente com o CRE de Colatina pelos telefones: (27) 3717-2523 ou (27) 3717-2527.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!





