A Polícia Civil do Espírito Santo prendeu, na manhã desta sexta-feira (30), dois homens suspeitos de envolvimento no assassinato do vereador Leomar Cazoti Mandato (PV), de 43 anos, ocorrido em agosto de 2024, durante um evento político em Governador Lindenberg, no Noroeste do estado. A ação, batizada de “Lista Negra”, mobilizou mais de 60 agentes e cumpriu 17 mandados judiciais em cinco municípios: Colatina, Governador Lindenberg, Cariacica, Serra e Viana.
Os dois presos são um agricultor de Governador Lindenberg e seu sobrinho, que mora na Grande Vitória. Eles são investigados por participação direta no crime. As equipes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME) também realizaram buscas por provas relacionadas ao caso.
Crime durante campanha eleitoral
Leomar Cazoti foi morto a tiros no dia 30 de agosto de 2024, durante um ato de campanha na Fazenda Bernabé, a cerca de 8 km do centro de Governador Lindenberg. De acordo com a Polícia Militar, dois homens chegaram de moto, e o passageiro efetuou vários disparos contra o vereador, que não resistiu.
O crime ocorreu enquanto Cazoti, candidato à reeleição, colava adesivos em carros de apoiadores. O evento reunia mais de 300 pessoas e era organizado pela Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB).
Após o homicídio, que teve repercussão nacional, o governador Renato Casagrande afirmou que os responsáveis “não ficariam impunes”.
Leia também: Vereador Leomar Mandato é assassinado em Governador Lindenberg
Investigações em andamento
A operação desta sexta marca nove meses do assassinato. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para esclarecer a motivação do crime e identificar outros possíveis envolvidos. Novos detalhes devem ser divulgados nos próximos dias.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil e aguarda mais informações. Esta matéria será atualizada.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!





