A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) alertou nesta segunda-feira (27) para a baixa procura pela vacina contra a gripe no Espírito Santo, especialmente entre os grupos prioritários — crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos. Desde a ampliação da vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade, no último dia 15 de maio, a média diária de doses aplicadas nesses grupos caiu quase 20%, passando de pouco mais de 8 mil para cerca de 6,5 mil doses por dia.
De acordo com dados do sistema Vacina e Confia, até a manhã desta segunda-feira (27), a cobertura vacinal nos grupos prioritários alcançava apenas 35,07%, muito abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Desde o início da campanha, em 7 de abril, mais de 628 mil doses foram aplicadas no Estado, sendo cerca de 374 mil destinadas aos grupos com maior risco de complicações.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, reforçou que a vacinação é a principal forma de prevenção contra a gripe e suas complicações, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que pode levar à hospitalização e até à morte. “Conseguimos registrar um aumento importante na vacinação do grupo geral, mas, no mesmo período, os grupos prioritários reduziram a procura pela imunização. Precisamos que toda a família se envolva e leve o idoso, a criança, a gestante para serem vacinados, aproveitando também para se imunizar”, destacou Hoffmann.
A Sesa explica que a vacinação é essencial justamente porque esses grupos apresentam maior vulnerabilidade às complicações decorrentes da gripe, sendo mais suscetíveis a quadros graves e internações.
Além de reforçar a importância da imunização, a Secretaria orienta a população a manter as práticas de etiqueta respiratória, principalmente em um cenário de aumento de casos de doenças respiratórias no Estado. Entre as semanas epidemiológicas 18 e 20, houve um crescimento de 88% na detecção de vírus respiratórios nas Unidades Sentinelas de síndromes gripais.
As medidas recomendadas incluem lavar as mãos com frequência, cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados. O uso de máscaras é indicado para pessoas com sintomas gripais e recomendado para aqueles que pertencem aos grupos prioritários.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!





