A Prefeitura de Colatina lançou o projeto “Escuta que Salva, Colatina Pioneira!” (ECO), com foco na prevenção e no enfrentamento das diversas formas de violência contra crianças e adolescentes. A iniciativa representa um novo passo na consolidação das políticas públicas e no fortalecimento do sistema de garantia de direitos no município.
O projeto prevê a criação de um comitê intersetorial que atuará na articulação de ações de prevenção, identificação e enfrentamento das violências. Além disso, busca promover uma cultura local de proteção integral à infância e juventude.
Veja também: Vídeo | Prefeitura de Colatina restringe circulação de caminhões em horários de pico
Colatina também será a primeira cidade do Espírito Santo a implementar a “Escuta Especializada” — procedimento previsto por lei para acolher crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, de forma humanizada e segura. Para isso, entre os dias 28 e 30 de maio, será realizada uma capacitação voltada a servidores da rede municipal de proteção, ministrada pela psicóloga forense e jurídica Daniela Zeponi. O treinamento acontecerá no campus da UNESC, às 8h, com 120 vagas disponibilizadas.
Como parte da programação, no dia 27 de maio será promovido um encontro com autoridades locais, incluindo representantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Conselho Tutelar e gestores públicos. O objetivo é elaborar um diagnóstico situacional e alinhar estratégias para a efetivação do projeto no município.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!