A partir desta quinta-feira (15), todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já podem se vacinar contra a gripe no Espírito Santo. A ampliação da campanha foi anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), com o objetivo de reforçar a proteção da população contra o vírus da influenza, especialmente durante o período de maior circulação de doenças respiratórias.
A medida foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite e publicada no Diário Oficial do Estado nesta quinta-feira. A decisão também busca dar agilidade à aplicação das doses que chegam semanalmente ao Espírito Santo, evitando o desperdício.
Apesar da ampliação para o público geral, a Sesa reforça a importância da vacinação dos grupos com meta de cobertura vacinal, como idosos com 60 anos ou mais, crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, e gestantes — para esses grupos, a meta é vacinar 90% do total.
A vacinação ocorre em mais de 700 salas espalhadas pelos municípios capixabas. A Secretaria orienta que a população procure os canais oficiais das prefeituras para se informar sobre locais e horários de atendimento.
Desde o início da campanha, em 7 de abril, mais de 449 mil doses da vacina contra a gripe já foram aplicadas no Espírito Santo. Destas, pouco mais de 308 mil foram destinadas aos grupos com meta de cobertura, o que representa uma cobertura de apenas 28,92%, segundo dados do sistema estadual “Vacina e Confia”.
A vacinação segue enquanto houver doses disponíveis, enviadas pelo Ministério da Saúde. Além do público em geral, continuam sendo atendidos os chamados grupos especiais, que incluem profissionais da saúde, gestantes, professores, indígenas, pessoas em situação de rua, entre outros.
A vacina é gratuita e segura, e é uma das principais formas de prevenir casos graves de gripe e complicações causadas por doenças respiratórias.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!