Na última sexta-feira (9), um grupo de idosas viveu uma experiência inesquecível ao participar de uma aula de canoa havaiana na Praia da Costa, em Vila Velha. A atividade fez parte do projeto FelizIdade, promovido por profissionais do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em parceria com servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Divino Espírito Santo.
A maioria das participantes nunca havia remado e algumas sequer sabiam nadar, mas isso não impediu que encarassem o desafio com entusiasmo. A “remada inclusiva” foi realizada em parceria com a equipe da Hip Va’a, e uniu superação, lazer e promoção de saúde.
“Foi maravilhoso. O mar é vida, alegria e superação. Quem gosta da natureza e tem disposição deveria fazer esse exercício, porque faz bem para a alma, o corpo e a mente”, disse Marilene Marciano, de 66 anos, moradora do bairro Vista da Penha.
Para Alda Marize de Oliveira Onofre, de 63 anos, a experiência foi marcada por um reencontro com o mar após anos sem entrar na água. “Hoje foi uma libertação. Isso é qualidade de vida”, afirmou emocionada.
Já Lúcia Padilla Gatto, de 65 anos, moradora da Praia da Costa, contou que não tinha medo da água, mas duvidava da própria capacidade de remar. “Foi surpreendente. Além de ser prazeroso, é super tranquilo e vale a pena”, relatou.
A ação também envolveu residentes do Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que acompanham as atividades do FelizIdade junto com os profissionais da unidade.
“Tivemos a oportunidade de proporcionar aos idosos um exercício inédito. Ver a alegria no rosto deles foi muito gratificante”, contou Luciana Magalhães, profissional de Educação Física do programa.
O instrutor da Hip Va’a, Leonardo Ferreira Soares, destacou a importância de promover experiências afetivas para o público da terceira idade. “As pessoas idosas têm necessidades que vão além do tratamento de doenças. É uma honra poder proporcionar esse momento”, disse.
Sobre o projeto
O FelizIdade é uma iniciativa do ICEPi voltada à promoção de saúde e bem-estar de pessoas idosas, com ações que valorizam o cuidado humanizado e integral no território. O projeto é desenvolvido em conjunto com equipes da Atenção Primária, e integra a estratégia do Espírito Santo para fortalecer o SUS, com foco na equidade, formação profissional e ampliação do acesso à saúde.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!