Uma operação realizada pela Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em parceria com a Prefeitura de Vitória e a CPI dos Maus-Tratos contra os Animais da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), resultou no resgate de seis cães em situação de maus-tratos e na descoberta de um cachorro morto dentro de uma residência no bairro Maruípe, em Vitória. A ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (07), após denúncia anônima.
Veja também >> Polícia resgata 80 cães da raça Beagle em condições de maus-tratos em Boa Esperança
De acordo com o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, os animais estavam em condições precárias e um deles foi encontrado sem vida em um cômodo trancado. “Pelo que verificamos, ele estava em um cômodo fechado e teria morrido de fome e sede. A colaboração da população, por meio de denúncias, é fundamental para o êxito das investigações“, destacou o delegado.
O responsável pelos animais não se encontrava no imóvel no momento da operação, mas já foi identificado. A conduta será investigada no decorrer do inquérito policial.
Veja também >> Polícia Militar resgata cães em situação de maus-tratos em Colatina
Análoga à escravidão
Durante a ação, os agentes também se depararam com uma família residindo no local em condições degradantes, levantando suspeita de que estariam vivendo em situação análoga à escravidão. A Polícia Federal (PF) foi acionada para apurar o caso, conforme explicou Nolasco: “Um delegado da PF foi até o local e fará toda a análise da situação”.
As investigações seguem em andamento, tanto para apurar os maus-tratos aos animais quanto as possíveis violações aos direitos humanos.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!