Uma menina de 8 anos morreu em decorrência de meningite bacteriana na última quarta-feira (30), em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. A vítima foi identificada como Hellen Amaro Melo dos Santos. A confirmação do caso foi divulgada neste sábado (3) pela Prefeitura Municipal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Hellen era aluna da rede municipal de ensino e passou mal durante a madrugada de quarta-feira. Ela foi encaminhada ao Hospital Estadual Dr. Alceu Melgaço Filho, mas não resistiu e morreu na tarde do mesmo dia.
O diagnóstico da causa da morte foi confirmado na sexta-feira (2) por meio de exames realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES). A partir disso, a Secretaria de Saúde deu início a uma série de medidas de prevenção e controle.

Em nota oficial, a secretaria manifestou pesar pela morte da criança e informou que desde o dia 1º de maio realizou a verificação do cartão vacinal de todos os colegas de sala da vítima. Também está sendo feita uma busca ativa para identificar pessoas que tiveram contato próximo com a menina nos três dias anteriores ao óbito, com o objetivo de administrar a medicação preventiva recomendada.
O secretário municipal de Saúde, Elcimar de Souza Alves, informou que foram adotadas ações de bloqueio epidemiológico e reforçou que não há outros casos suspeitos no município. “A situação está sob controle”, garantiu.
O que é meningite bacteriana?
A meningite bacteriana é uma infecção grave das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns incluem febre alta, dor de cabeça intensa e rigidez na nuca. Outros sinais podem ser náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e confusão mental. Em casos mais graves, a doença pode evoluir para convulsões, delírio, tremores e até coma.
Em bebês e crianças pequenas, os sintomas nem sempre são claros. Os sinais podem incluir irritabilidade, recusa alimentar, vômitos e moleira inchada. Diante da gravidade, o diagnóstico precoce e o tratamento imediato são fundamentais para evitar complicações e mortes.
A Prefeitura de Barra de São Francisco segue acompanhando o caso e reforçando as medidas preventivas nas unidades de ensino e saúde do município.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!