O Espírito Santo celebra um feito notável na área da segurança pública. Nos quatro primeiros meses de 2025, o estado contabilizou 253 homicídios dolosos, que representa uma redução de 21% em comparação ao mesmo período de 2024. Com esse resultado, 2025 se firma como o ano com o menor índice de homicídios dos últimos 29 anos.
Em abril deste ano, foram registrados 52 homicídios em todo o estado, um número consideravelmente menor que os 89 ocorridos em abril de 2024. Esse desempenho coloca abril de 2025 como o segundo mês com a menor quantidade de homicídios em quase três décadas, considerando todos os meses de todos os anos.
O governador Renato Casagrande comemorou o resultado, atribuindo-o ao trabalho contínuo do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e à dedicação das forças de segurança. “Estamos no caminho certo, reduzindo homicídios mais uma vez. Nesse primeiro quadrimestre, reduzimos o índice em 21%, mostrando que, com o trabalho do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e a dedicação das nossas forças de segurança, estamos alcançando nossos objetivos“, afirmou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou o investimento em tecnologia, equipamentos e pessoal como fatores cruciais para essa conquista. “Hoje temos uma polícia tecnológica, com recursos que nos colocam em posição de enfrentar e coibir a criminalidade violenta de forma eficaz“, destacou.
Outro dado relevante é a queda na taxa de homicídios por 100 mil habitantes. Se em 2009 o estado enfrentava uma taxa de 58,3, considerada uma das mais altas do país, em 2025 a taxa parcial do primeiro quadrimestre aponta para 18,5, um novo patamar que demonstra o avanço das políticas de prevenção à violência.
O secretário de Economia e Planejamento e coordenador do Programa Estado Presente, Álvaro Duboc, enfatizou que os resultados são fruto da atuação integrada das polícias, do planejamento governamental e dos investimentos em infraestrutura, tecnologia e recomposição do efetivo. Ele também mencionou as ações do eixo de proteção social do programa, que visam reduzir a vulnerabilidade de jovens em áreas de risco.
Redução em todas as regiões do estado:
Todas as cinco Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP) do Espírito Santo apresentaram queda nos homicídios em abril:
- Região Metropolitana: 26 homicídios (queda de 44,7% em relação a abril de 2024).
- Região Norte: 9 homicídios (queda de 10% em relação a abril de 2024). Destaque para Linhares, com apenas 3 casos.
- Região Sul: 3 homicídios (queda de 50% em relação a abril de 2024). Alegre, Itapemirim e Anchieta não registraram nenhum caso.
- Região Noroeste: 11 homicídios (queda de 35,3% em relação a abril de 2024). Colatina não registrou homicídios em abril.
- Região Serrana: 3 homicídios (queda expressiva de 66,7% em relação a abril de 2024). Domingos Martins e Santa Maria de Jetibá também não tiveram registros.
Os dados demonstram um cenário positivo para a segurança pública no Espírito Santo, com uma tendência consistente de queda nos índices de violência letal em todas as regiões do estado.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!
Onde tem menos circulaçao de dinheiro,tem menos crimes.