Nesta sexta-feira (11), uma forte ventania atingiu o bairro Praia Grande, no município de Fundão, na Grande Vitória, provocando quedas de árvores, destelhamento de casas e danos à rede elétrica. O fenômeno também afetou uma colônia de maritacas, que utilizam as castanheiras da região como ponto de pouso noturno.
De acordo com relatos de moradores, diversos galhos de árvores se romperam, e várias maritacas foram encontradas caídas na faixa de areia da praia. O Destacamento de Polícia Militar Ambiental (DPA/BPMA) foi acionado e, ao chegar ao local, confirmou a situação, encontrando aves vivas e mortas espalhadas pelo chão.
A equipe ambiental recolheu as maritacas que ainda estavam com vida e as realocou em árvores seguras. Já as aves que não resistiram aos danos foram devidamente recolhidas e receberam destinação adequada, seguindo os protocolos ambientais.
O incidente reforça a importância da preservação da vegetação local, que serve de abrigo para a fauna silvestre. Até o momento, não há informações sobre feridos entre os moradores, mas os prejuízos materiais ainda estão sendo contabilizados.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!