O registro, compartilhado pelo estudante de direito Junior Otto, rapidamente acumulou milhares de curtidas e visualizações nas redes sociais. Nas redes, muitos internautas expressaram admiração pelo espetáculo da natureza, mesmo reconhecendo o perigo que os raios representam.
“Dá medo, mas é lindo”, comentou uma usuária. Outro acrescentou: “Caiu um perto da minha casa, e eu digo: é bonito pra quem está longe”.
Além do impacto visual, a tempestade assustou moradores com os barulhos intensos dos trovões. “Foi um estrondo tão forte que tremeu tudo dentro de casa”, relatou um jovem. Outra pessoa disse: “Ouvi os barulhos e levei um susto, como se tivesse uma explosão”.
Apesar do susto, não houve registros de danos ou transtornos na cidade devido aos raios.
Cuidados durante tempestades com raios
O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), reforça algumas orientações para evitar acidentes durante tempestades:
✔ Buscar abrigo seguro, como veículos não conversíveis com portas e vidros fechados, evitando tocar na lataria.
✔ Em casa, manter distância de redes elétricas, telefônicas, hidráulicas e de estruturas metálicas.
✔ Evitar áreas abertas e não ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes e caixas d’água.
✔ Se estiver em local sem abrigo, agachar-se com os pés juntos até a tempestade passar.
✔ Nunca permanecer dentro d’água (praias, piscinas) ou em áreas descampadas.
✔ Desconectar aparelhos eletrônicos das tomadas para evitar danos por descargas elétricas.
Ainda segundo o Elat, é importante evitar atividades como soltar pipas, andar de bicicleta, moto ou a cavalo durante tempestades.
O vídeo do raio em Colatina serve como um alerta para a força da natureza e a importância de se proteger durante fenômenos atmosféricos intensos.