O Governo do Espírito Santo lançou, nesta terça-feira (1º), o programa CNH Social 2025, que oferecerá 7 mil carteiras de motorista gratuitas ao longo do ano, divididas em duas etapas. As inscrições para a primeira fase, com 3.500 vagas, já estão disponíveis e podem ser realizadas por meio de um formulário online.
Realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o programa já beneficiou mais de 44 mil pessoas com CNHs gratuitas entre 2019 e 2024. As vagas são destinadas à primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro), além de permitir a adição de categoria (para quem já tem habilitação) ou a mudança para as categorias D (van, micro-ônibus, ônibus) e E (caminhão e carreta).
Requisitos para participar
Para concorrer, é necessário ter o cadastro ativo no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal). A lista dos selecionados será divulgada no site do Detran|ES, em data e horário que ainda serão informados.
O CNH Social é uma iniciativa que visa facilitar o acesso à carteira de motorista para pessoas em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a inserção no mercado de trabalho e a mobilidade urbana.





