Colatina será um dos municípios capixabas a receber ações especiais do Abril Verde, campanha que reforça a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No próximo dia 8 de abril, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin) do Trabalho Seguro estarão na cidade para promover iniciativas voltadas à saúde do trabalhador rural.
O evento faz parte da mobilização estadual coordenada pelo Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Nevisat) e tem como objetivo conscientizar a população e os profissionais da saúde sobre os riscos a que os trabalhadores rurais estão expostos. Além de Colatina, outra ação será realizada em Venda Nova do Imigrante, no dia 15 de abril.
A importância do Abril Verde
O Abril Verde é um movimento nacional que busca chamar a atenção para a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. Em 2024, a campanha no Espírito Santo tem um foco especial nos trabalhadores rurais, que representam cerca de 11% da população capixaba e estão entre os mais afetados por acidentes e doenças ocupacionais.
Dados do sistema e-SUS Vigilância em Saúde (VS) mostram que, dos 11.803 acidentes de trabalho registrados no Estado este ano, 14% ocorreram com trabalhadores rurais. Além disso, essa categoria lidera notificações de agravos como intoxicações exógenas, acidentes com animais peçonhentos, câncer relacionado ao trabalho e dermatose ocupacional.
O chefe do Nevisat, Frederico de Freitas, destaca a importância da campanha: “Os trabalhadores rurais estão constantemente expostos a diversos riscos. Nosso objetivo é incentivar ações de prevenção, capacitar profissionais e promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.”
Outras ações do Abril Verde
Além das visitas a Colatina e Venda Nova do Imigrante, a programação inclui eventos e debates sobre saúde ocupacional:
Webinários para profissionais de saúde:
- 09/04: Câncer relacionado ao Trabalho
- 16/04: Intoxicações Exógenas Relacionadas ao Trabalho
- 23/04: Acidentes de Trabalho
Cenário da saúde ocupacional no Espírito Santo
O Espírito Santo registrou um aumento de 42% nas notificações de acidentes de trabalho em 2024, em comparação com o ano anterior. Segundo o Nevisat, essa alta se deve ao aprimoramento das notificações e ao trabalho de identificação precoce de agravos relacionados ao trabalho.
Os trabalhadores rurais representam um dos grupos mais vulneráveis. Em 2023, eles estiveram envolvidos em 63% dos acidentes com animais peçonhentos, 47% das intoxicações ocupacionais e 87% dos casos de câncer relacionado ao trabalho no Estado. O esforço do Abril Verde busca mudar essa realidade por meio da conscientização e da adoção de medidas preventivas.
Serviço:
Visita a Colatina: 08 de abril
Visita a Venda Nova do Imigrante: 15 de abril
Simpósio Capixaba de Saúde do Trabalhador: 30 de abril
Fonte: Sesa
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!