O secretário de Obras da Prefeitura de Colatina, Vinicius José Bravo, realizou uma vistoria nas instalações da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Maria das Graças nesta semana. Durante a inspeção, foram identificadas falhas na estrutura do prédio, mas o secretário afirmou que não há riscos imediatos para servidores, pacientes e usuários do sistema municipal de Saúde.
De acordo com Bravo, a unidade foi construída em 2016 sobre um solo irregular, alagado e com uma base de concreto frágil, o que resultou em um desnível em ambos os lados do prédio. “Com o solo alagado, a estrutura não aguentou o peso da unidade e cedeu. As rachaduras são consequência desse movimento, mas não devem avançar. Ainda assim, vamos discutir com o prefeito as alternativas para recuperar a estrutura física”, explicou o secretário.
Entre as soluções apresentadas pela Secretaria de Obras está a demolição completa do posto e a construção de uma nova unidade, com reforço no solo. No entanto, essa opção seria mais dispendiosa para os cofres públicos. Outra alternativa seria alugar um novo espaço no bairro e realocar a UBS, embora haja dificuldades em encontrar uma estrutura adequada na região.
A Secretaria não descarta a interdição do imóvel para o início de obras emergenciais, caso seja necessário. Enquanto isso, a administração municipal avalia as melhores opções para garantir a continuidade dos serviços de saúde à população.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!