A Guarda Municipal da Prefeitura de Colatina, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria de Assistência Social, realizou nesta noite de quinta-feira, 20, uma abordagem a pessoas em situação de rua no centro e em bairros da cidade de Colatina.
Segundo a prefeitura “As pessoas estão sendo abordadas e revistadas, e precisam apresentar seus documentos e informar sua origem. Tudo isso faz parte do “Choque de Ordem” que a Prefeitura de Colatina tem implementado na cidade, com o objetivo de restabelecer a ordem e combater a criminalidade“.
A ação contou com a presença da Procuradoria do Município, da Secretária de Assistência Social, da Secretaria de Segurança e Trânsito, da Guarda Municipal, além de equipes de abordagem social.
“O objetivo não é apenas combater a criminalidade, mas também promover o “Choque de Ordem” na cidade. Além disso, busca-se oferecer amparo às pessoas em situação de rua, não apenas retirá-las das ruas, mas ajudá-las a retornar para suas casas, de parentes ou amigos “, conforme informou a prefeitura.
“Reforça-se que a ação não se limita ao combate à criminalidade, mas também visa garantir que os espaços públicos sejam respeitados por todos, já que a praça e a cidade são de todos” , finaliza a prefeitura.
Faca de pão
Três pessoas foram revistadas e tiveram seus documentos consultados. Todas possuem documentação, e foi verificado se havia algum boletim de ocorrência registrado. Entre os objetos encontrados, havia uma faca de pão, e um estilete com outra que embora comuns, podem causar ferimentos graves.
A prefeitura informou ainda que “o poder público, tanto municipal quanto estadual, está se mobilizando para proteger os cidadãos e buscar soluções para um problema que não é apenas de criminalidade, mas também social. Por isso, a equipe de Assistência Social está presente, buscando compreender e atender às necessidades dessas pessoas”.
Pertences recolhidos
Segundo a prefeitura, “após serem revistadas e terem seus documentos checados, as pessoas em situação de rua estão sendo acolhidas pela Secretaria de Assistência Social. Parte dos pertences dessas pessoas, considerados inservíveis, como papelões e colchões velhos, foram recolhidos pelo serviço de coleta de entulho da Prefeitura. Esses espaços não podem ser ocupados indiscriminadamente por moradores de rua, pois isso acaba afastando famílias e assustando a população com a criminalidade” finaliza.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!