O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de chuvas intensas com grau de severidade classificado como “Perigo”. O alerta é válido a partir das 9h50 desta segunda-feira (23) e se estende até as 10h de terça-feira (24).
Condições Climáticas e Riscos
Estão previstas precipitações que podem variar entre 30 e 60 mm por hora ou entre 50 e 100 mm por dia, acompanhadas de ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.
Entre os riscos associados às condições climáticas, destacam-se:
- Corte de energia elétrica;
- Queda de galhos de árvores;
- Alagamentos;
- Descargas elétricas.
Recomendações
- Rajadas de vento: Evite se abrigar debaixo de árvores ou estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Aparelhos elétricos: Se possível, desligue os aparelhos e o quadro geral de energia.
- Contato de emergência: Mais informações podem ser obtidas com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Municípios e Áreas Afetadas
O alerta abrange diversas regiões do Espírito Santo, incluindo municípios como Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca e outras áreas do Noroeste, Litoral Norte e Sul do estado. Também inclui localidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, nas regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Noroeste Fluminense, entre outras.
Os moradores das áreas listadas devem se manter atentos às atualizações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades para evitar riscos.
A Defesa Civil do Espirito Santo divulgou “Alerta Severo” para todo o estado.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!