A partida, no último fim de semana, de Dejacir Gregório Caversan, o “Deja”, primeiro prefeito eleito democraticamente de Marilândia em 1982, trouxe à memória um período marcante da nossa história. Uma época em que lideranças como Dilo Binda, Devacir Zachê, Tadeu Gilbert, Syro Tedoldi Neto, entre outros, moldaram o destino das nossas cidades e da região com determinação, coragem e convicções.
Esses nomes marcaram as décadas de 70 e 80, um período singular em que homens e mulheres arregaçaram as mangas e enfrentaram desafios de frente. Sem meias palavras ou procrastinação, resolviam tudo no olho no olho, com atitudes que hoje soam quase míticas. Eram figuras polêmicas, controversas, muitas vezes incompreendidas, mas amadas por muitos – e, acima de tudo, fundamentais para o desenvolvimento da nossa região.
Com o passar do tempo, as formas de fazer política mudaram. Muitos desses líderes, que antes eram protagonistas, foram sendo relegados a um papel de “peças obsoletas” na engrenagem moderna do poder. Mesmo assim, nunca perderam a coragem de se colocar à disposição do jogo democrático, mantendo-se relevantes de maneiras que os tornaram, para alguns, quase folclóricos.
Para aqueles que testemunharam o nascimento e o florescimento das nossas cidades sob o comando dessas lideranças, porém, essas figuras jamais deixaram de ser referências. Ainda assim, a sociedade muitas vezes só reconhece suas contribuições após a partida.
Que isso nos sirva de lição. Precisamos aprender a homenagear, em vida, os homens e mulheres que tanto fizeram – e fazem – pelos nossos municípios. Reconhecer, agradecer, lembrar, seja por meio das escolas, das instituições ou de simples gestos de gratidão, para que possamos oferecer a eles um sorriso ou uma lágrima de reconhecimento ainda em vida.
Esses líderes, muitas vezes controversos e polêmicos, construíram com mãos firmes o que hoje chamamos de lar. Que sua memória seja uma inspiração, e que saibamos dar o devido valor aos que ainda estão entre nós.
* Marcelo Passamani – Jornalista
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!