Todos os funcionários públicos ou privados querem conviver num ambiente saudável, dotado de uma psicosfera positiva, incentivadora e com relações harmônicas. A comunicação contribui para o fortalecimento de vínculos para uma boa convivência. É um sonho para muitos colaboradores respirarem equilíbrio e companheirismo no ambiente de trabalho, onde a comunicação é clara e consistente.
A maioria dos funcionários passam mais tempo na empresa do que em suas residências. Por este motivo, a expectativa é que exista um clima organizacional favorável para a prevalência de valores que sustentem a dignidade humana, mais do que um mero registro de empregado numérico.
– Quem é que quer ser tratado como apenas um número de registro?
– Quem é que deseja conviver num ambiente onde a toxidade é uma rotina?
– Quantas vezes na sua vida, se você pudesse não iria para a empresa?
A comunicação surge na perspectiva de eliminar os ruídos existentes nas relações interpessoais com o propósito maior de gerar unidade nas mensagens que transitarão dentro da empresa. Ela é um dos meios mais poderosos para a promoção da integração dos funcionários numa organização. A comunicação possibilita que o pensamento empresarial seja informado de forma humanizada e técnica a partir dos seus gestores que podem se utilizar de veículos específicos para alcançar com critério os seus funcionários.
– Quais são as impressões que você tem da empresa que você trabalha?
– Como são processadas as mensagens transmitidas por parte das lideranças, ou seja, como os líderes comunicam as suas ordens? Eles sabem solicitar?
– A comunicação dentro da empresa é dita de forma clara e objetiva ou os líderes não demonstram saber o que querem? Ou ainda, nem sabem o que querem?
– Quando a liderança muda existe alguma apresentação formal dessa alteração?
– Quando chegam funcionários novos na empresa, existe algum tipo de ação orientada para a promover a inclusão e alinhamento deles?
A comunicação como ferramenta de integração se propõe a reduzir os conflitos existentes em função das divergências naturais presente nas relações interpessoais. Sabemos que as empresas esperam que os seus funcionários adotem posturas profissionais em seus expedientes administrativos e operacionais. Contudo, em muitos momentos de decisões vemos nas reuniões ou pelos corredores os ânimos se exaltarem, são emoções em desequilíbrio.
É quando vemos que muitos funcionários com competência para a geração de resultados com falta de maturidade emocional ou grande deficiência na gestão da inteligência emocional. Mas não podemos esquecer que existem desequilíbrios em todos os pontos da hierarquia da empresa – do cargo da base a alta administração.
– Quantas vezes você testemunhou discussões acaloradas nas salas das chefias? E ainda, quando vezes a liderança tentou lhe incluir no rol das testemunhas para fortalecer os seus discursos?
– Será que utilizar palavras grosseiras é a melhor forma de demonstrar autoridade ou isso apenas demonstra desequilíbrio emocional acompanhado de falta de ética e postura profissional?
– A liderança que se utiliza do tom de voz grosseiro e não aplica as palavras para o cultivo das boas relações, como por gentileza, por favor, licença, está criando um ambiente harmônico?
A comunicação nesta perspectiva de integração contribui para a melhoria de processos para a qualificação dos resultados planejados e esperados. A gestão deve adotar cautela para esta relação – processos x resultados. Se as lideranças ou a diretoria focarem apenas nestes aspectos e não se atentar para realidade dos realizadores numa perspectiva individual, esta relação estará comprometida. Por este motivo, a empresa deve conhecer para além da capacidade técnica de seus funcionários, ela deve fazer o reconhecimento da realidade, onde neste caso, alcança a saúde emocional deles e desafios outros que eles carregam na vida.
Afinal, memórias traumáticas, crenças limitantes, autossabotagens, gestão tóxica e abusiva compromete a competitividade global de qualquer organização. Daí, acessar estes aspectos possibilitará compreender o cenário real das performances individuais destes funcionários. Dessa forma, testemunhamos o quanto a comunicação orientada para o reconhecimento e valorização dos seus colaboradores permite gerar maior escalabilidade dos resultados no ambiente de negócio.
– Como você se sente na empresa, enxergado como ser humano ou apenas um registro de empregado?
– Você sente que pode dar mais em seus resultados dentro da empresa, contudo, reconhece que tem resultado bem medíocres e no final do dia, entre em conflito consigo mesmo, sabe qual é o motivo para esta realidade?
– Será que você não fez sociedade de vida com uma sócia leviana chamada procrastinação ou autossabotagem? Sabe de onde vem esta procrastinação? É confortável ou inconveniente para você conviver com esta realidade? Você tem interesse ou tem o compromisso para a mudança dessa realidade?
– Lembre-se que ter vontade é diferente de assumir o compromisso. Para qual nível você quer se elevar? Existem mudanças que não dependem da empresa, mas de você mesmo!
Aqui não venho com o interesse em esgotar este tema, mas promover uma reflexão para muitos gestores e funcionários em qualquer organização pública ou privada.
* Uemerson Florêncio: Empreendedor. Escritor, Treinador, palestrante e correspondente internacional de opinião para 13 países em 4 continentes, onde expõe sobre a análise da linguagem corporal, gestão da imagem, reputação e crises.
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