“Aqui Não”. O slogan utilizado pelo futuro secretário de Segurança de Colatina, Capitão Balbino, será agora norte para as ações municipais na área de Segurança Pública.
O novo responsável pela pasta pretende intermediar um plano ousado de integração das forças de Segurança da cidade já no início de janeiro.
Considerado linha dura no combate à criminalidade, Capitão Balbino afirmou que vai trabalhar integrado com todos os agentes atuantes no cenário de Segurança Pública, cumprindo o papel constitucional que cabe ao município e dando o suporte complementar às polícias.
Segundo o secretário, o planejamento envolve ações intersetoriais para impacto direto na ordem social.
O secretário pretende ainda buscar o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público, Poder Legislativo, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Justiça e sociedade civil organizada.
Para a Guarda Civil Municipal, o gestor informou que buscará finalizar os processos de certificação junto à Polícia Federal para o porte de arma e integração dos guardas ao sistema de registro de ocorrências do Estado viabilizando a dinâmica de atuação.
A estruturação do Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência para produção de informações que subsidiem o patrulhamento preventivo também sairá do papel.
A criação da equipe tática na Guarda Civil Municipal, com treinamentos específicos, objetivando a disponibilidade de recurso para repressão em situações de maior complexidade será umas das prioridades.
Balbino disse ainda que promoverá um trabalho intenso de Educação de Trânsito, aproximação dos agentes com a comunidade estreitando os laços de confiança, com trabalho de capacitação de atuação na segurança escolar com foco em criar barreiras na entrada de drogas, retomada das praças públicas para que as famílias possam frequentar os cartões postais dos bairros.
Ainda de acordo com o Capitão, múltiplas frentes de trabalhos serão criadas para melhoria do trânsito e transporte coletivo.
“O desafio da pasta é enorme e exigirá tempo para as respostas. Porém, seguindo as diretrizes do prefeito Renzo Vasconcelos, de realizar um trabalho técnico, transparente, pautado na legalidade, enérgico nas situações que prejudiquem o cidadão, iremos buscar o objetivo de uma Colatina forte e um povo feliz!”
Crédito: Geison Uilian
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!