Amor e paixão são sentimentos fortes, porém diferentes.
O primeiro dotado de suavidade, razoabilidade e coerência e o segundo de impetuosidade, falta de razoabilidade e com elevado grau de incoerência, inconsequências e consequências imprevisíveis.
O Apóstolo São Paulo, na sua carta aos Coríntios, assim se referiu ao amor:
“O amor é paciente, é bondoso, não é invejoso, não é arrogante, não se ensoberbece, não é ambicioso, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda ressentimento pelo mal sofrido, não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade, tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”
De bebidas, combustíveis, automóveis, passando pelo samba e pelo futebol, o mercado publicitário não se cansa de usar a paixão como instrumento de marketing.
As reações dos torcedores que mesmo quando vitoriosos insistem em comemorar a façanha com arroubos e zombarias contra os adversários, mostram o lado negativo da paixão.
Traduzida em músicas e em filmes, a paixão leva multidões ao delírio nos espetáculos, transformando cantores e atores em ídolos
Paixões sempre deixam graves consequências.
Foi assim com a paixão de Sansão por Dalila e, quando ele lhe contou o segredo de sua força, ela cortou-lhe os cabelos, furou-lhe os olhos e tornou-o escravo dos filisteus.
Ao apaixonar-se por Helena, Páris causou a guerra de Tróia que durou dez anos, quando o mundo conheceu o primeiro presente de grego. O segundo foi para os países da zona do euro e o terceiro, que Deus nos livres dele.
A paixão nem sempre antecede o amor.
A paixão de Cristo sobreveio ao imenso amor Dele pela humanidade e tornou-se a mais dolorosa de todas as paixões.
Quando me refiro à Colatina me confesso confuso com os meus sentimentos, não sei se amo ou se tenho paixão por Colatina e esses sentimentos se mesclam e se fundem num sentimento único.
Colatina, eu te amo de paixão, entendendo esse estado espiritual como um estado de amor mais profundo.
Eu fiz uma música para Colatina e, nessa composição, observem que me perco quando falo de amor e paixão por Colatina:
Colatina olha aqui,
desde o dia em que te vi
não consigo te esquecer,
meus olhos ficam brilhando,
fico só Colatinando,
só pensando em Você.
É um caso complicado
É amor por todo o lado
e paixão só por você.
Colatina não tem jeito
o coração dentro do peito
bate forte por você.
E quem quiser ouvir a música é só digitar no navegador da web Colatina amor e paixão YouTube.
Domingos Sálvio Fiorot* – Contador e Advogado e minha inspiração, por vezes, me cutuca e, para me ver livre dela acabo por escrever ora alguns artigos, ora alguma poesia e até mesmo alguma composição musical, em que pese eu não ter tanta intimidade com sequer o violão que é uma de minhas paixões mal resolvidas.
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!