Quem viveu em Baixo Guandu talvez se lembre do Cine Alba, o icônico cinema da cidade que marcou época até encerrar suas atividades após um princípio de incêndio. Para preservar essa memória e valorizar o patrimônio cultural local, alunos da Escola Estadual José Damasceno Filho, no município, decidiram resgatar a história do cinema em um projeto especial: um vlog documentário produzido e compartilhado nas redes sociais.
Guiados pelo professor de Língua Portuguesa, Bruno Henrique Castro, os estudantes se empenharam em cada etapa do documentário. Pesquisaram a história do Cine Alba, montaram o roteiro, participaram das filmagens e editaram o material final. A atividade não só trouxe um novo olhar sobre o antigo cinema, mas também incentivou o desenvolvimento de habilidades audiovisuais e colaborativas dos alunos.
A experiência ficou ainda mais imersiva com a visita ao interior do espaço desativado, onde os alunos puderam capturar imagens e fazer entrevistas com antigos frequentadores. “Foi uma oportunidade de conectar os alunos com a história do local e incentivar uma consciência crítica sobre a importância da memória cultural da cidade”, destacou o professor Bruno Henrique.
O documentário é uma homenagem ao Cine Alba e ao que ele representou para a cidade, consolidando o protagonismo dos estudantes na preservação da memória de Baixo Guandu.
Crédito: Sedu
Quer receber nossas notícias 100% gratuitas pelo WhatsApp? Clique aqui e participe do nosso grupo de notícias!